Os moradores que estão incomodados com a atual situação do nosso bairro, que desejam ver a Penha mais viva, iluminada e limpa podem comemorar. A nossa voz foi ouvida e a causa abraçada pela Associação Viva a Penha. Algumas matérias tratando deste tema, anteriormente publicadas nesta coluna, aberta como canal do leitor, tiveram grande repercussão.
Na última segunda feira, dia 31 de julho, foi realizada uma Assembleia Extraordinária da Associação Viva a Penha. Esta Associação, sem fins lucrativos, existe desde 2004, como intercâmbio de comunicação de interesses comuns, órgãos e autoridades público/privado para benefício da região dentre muitas outras atribuições.
A assembleia aconteceu no Clube Esportivo da Penha, que gentilmente cedeu o espaço. Estiveram na reunião lideranças locais, autoridades e moradores para tratar da pauta Penha Viva / Revitalização e Modernização. Foi unanime o entendimento de que a nossa querida Penha está na UTI, suja, abandonada, esburacada, apagada, com as principais entradas do bairro assustadoras, que mais espanta do que acolhe. Não adianta reivindicarmos uma lista enorme de coisas para as autoridades que possuem a caneta porque corre-se o risco de morrermos na praia.
Por isso, dentre inúmeras reivindicações apresentadas e carências do bairro, foram selecionadas, por unanimidade, seis prioridades julgadas de execução simples e imediata para iniciar um processo contínuo de revitalização e modernização do nosso bairro.
A expectativa a médio e longo prazo é fazer a Penha retomar o conceito elevado que possuía anos atrás, atraindo mais investimentos, comercio, gastronomia, ampliando a verticalização, incentivando, assim, o retorno de pessoas melhores favorecidas para habitar e consumir aqui.
Dentre as várias prioridades imediatas registrou-se a transferência da reciclagem próxima ao viaduto Alberto Badra; iluminação mais forte e verde mais intenso nos portais de entrada do bairro e em direção ao centro; limpeza diária de ruas próximas as comunidades; estudo para urbanização de comunidades.
A Assembleia montou um time bastante admirável de gente realmente interessada, motivada e capaz de levar as demandas até o fim. O próximo passo é sentar com Vereadores e Subprefeito para oficializar a iniciativa e começar as tratativas para que nosso bairro torne-se cada vez melhor, mais bonito e bom para todos.