16/09/2023 às 11h28min - Atualizada em 16/09/2023 às 11h28min

Cuidando da obstrução das artérias

foto divulgação
Trombose nada mais é do que a obstrução de uma veia ou artéria causada pela coagulação do sangue, que acaba impedindo a circulação.

Na mulher, o problema pode surgir devido ao uso de anticoncepcional ou reposição hormonal, principalmente quando associados ao cigarro. Cirurgias ginecológicas e múltiplas, como lipoaspiração, lipoescultura, prótese de silicone feitas no mesmo dia ou com pouco tempo de intervalo também são passíveis de provocar trombose.

Outros fatores podem causar a doença em ambos os sexos. Passar muito tempo imobilizado ou sentado (Síndrome da Classe Econômica); cirurgias ortopédicas e de varizes; uso de drogas injetáveis ou qualquer outro medicamento intravenoso como analgésicos (geralmente usado em endoscopias) ou antibióticos; senilidade; tumores; deficiência de proteínas. Esses fatores causam alteração da composição do sangue, da circulação ou na parede da veia ou artéria.

O diagnóstico da trombose é baseado nos sintomas clínicos apresentados e concluído com os exames laboratoriais em parceria com ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Esta doença pode ocorrer de três modos diferentes:

Trombose venosa superficial: ocorre nas veias superficiais, que podem ser vistas a olho nu. Apresenta dor e as vias superficiais ficam endurecidas em toda a extensão do coágulo, formando um cordão.

Trombose venosa profunda: ocorre em veias mais profundas, abaixo das superficiais. Também apresenta dor, inchaço, rigidez no local afetado, aspecto roxeado ou azulado, as veias superficiais ficam inchadas.

Trombose arterial: ocorre nas artérias; pode apresentar manifestações neurológicas como adormecimento, perda da força muscular e alteração a sensibilidade.

Na trombose venosa, geralmente o tratamento é feito à base de medicamentos anticoagulantes e em raras ocasiões a cirurgia é indicada.

Já na trombose arterial, o tratamento é feito à base de medicamentos vasodilatadores, combinados com outros remédios que afinam o sangue. Além disso, pode ser feito a aplicação de uma prótese através de cateterismo e também angioplastia (dilatação da artéria através de um balão na ponta de um cateter).

Se não forem tratadas adequadamente, a trombose pode evoluir para embolia pulmonar, infarto, derrame cerebral e amputação dos membros.

Como em todos as doenças, o melhor remédio é sempre a prevenção. A vida sedentária é um dos grandes inimigos, por isso pelo menos caminhar regularmente é recomendável; controlar o peso, procurando sempre uma alimentação saudável; controlar o nível do colesterol no sangue fazendo exames regulares; controlar a pressão arterial e não fumar ajudam muito na prevenção da doença.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetapenhense.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp