A Prefeitura dá início, neste sábado (7), ao Avança Saúde – Mulher. A ação, que será realizada das 8h às 17h nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, é voltada para as mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital e, além de intensificar o acesso às consultas médicas, de enfermagem e orientações sobre métodos contraceptivos, contará com vacinação, realização de exames preventivos, como o Papanicolau, e agendamentos para outras análises, de acordo com a necessidade.
O objetivo dessa edição do Avança Saúde – Mulher também tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a população acima do peso, assim como reforçar a necessidade do cuidado integral em saúde, bem como os benefícios da alimentação saudável e das atividades físicas na prevenção e no controle das doenças.
Os atendimentos ocorrerão em formato de estações, com acolhimento e consulta com equipe médica e de enfermagem, avaliação do índice de massa corporal (IMC), estratificação de risco cardiovascular, solicitações de mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), intensificação de vacinação e orientação nutricional e farmacêutica. Consultas odontológicas, métodos contraceptivos, representatividade LGBTIA+, programa Território Inclusivo (voltado para pessoas com deficiência e seus cuidadores), discussões relativas à atividade física, saúde sexual e reprodutiva e prevenção à violência integram a grade de cuidados.
A campanha atenderá mulheres cisgênero, travestis e transexuais. A linha de cuidado da rede municipal contempla consultas, exames preventivos e encaminhamentos para biópsias de mama, mastologista, diagnóstico de câncer e tratamento oncológico.
“O Avança Saúde – Mulher é uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde para que todas as mulheres usuárias do SUS paulistano possam colocar em dia seus exames preventivos. Terão terá acesso à consultas, informações sobre métodos anticoncepcionais e contraceptivos, vacinação e exame de Papanicolau, além dos agendamentos para demais preventivos”, disse a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, essa iniciativa da gestão municipal é um processo educativo. “Não há como fazer apenas uma consulta de enfermagem e não ter o acesso aos métodos contraceptivos, por exemplo. As pacientes passarão por todos os serviços que serão ofertados no equipamento”, afirmou.
Durante o Dia D do Avança Saúde – Mulher, promovido em 11 de março deste ano, foram realizadas 15.387 consultas de enfermagem, 7.159 consultas médicas, 186 consultas de pré-natal e 10.843 triagens odontológicas. Também foram feitas 11.833 coletas de Papanicolau, solicitados 6.832 exames de mamografia, além de realizados 9.706 testes rápidos para sífilis, 9.012 para hepatite e 9.656 para HIV. A iniciativa aplicou ainda 1.233 doses de vacina contra HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano). Já durante o Avança Saúde – Hipertensão e Diabetes, que ocorreu em maio, 19.882 pessoas foram atendidas.
A população pode consultar a UBS mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde neste link.