O maior Carnaval de rua descentralizado do país já tem calendário de inscrição e guia de regras publicado pela Prefeitura no Diário Oficial desta quinta-feira (12). O guia norteia o trabalho dos blocos e foi divulgado neste mês para contribuir com o planejamento com ampla antecedência. 

As inscrições são divididas em duas etapas: começam nesta sexta-feira (13) e vão até o dia 31 de outubro. 

Na primeira etapa, os blocos tradicionais que usam o mesmo trajeto têm até o dia 22 de outubro para confirmar a inscrição por um link individual, enviado por e-mail pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).  Essa foi uma maneira de agilizar o processo de quem mantém a tradição.  

Se o bloco quiser mudar o itinerário, basta recusar o trajeto e, a partir daí, entra na segunda fase de uma nova inscrição.   

Quem não recebeu o link da SMSUB, precisa se programar para essa segunda etapa, que começa a partir do dia 23/10 e vai até o dia 31/10. Nela, também estão os novos blocos ou que tenham alterações de trajetos.  

Mas atenção: os itinerários serão divulgados depois de verificadas as condições de segurança e, conforme definido no Guia de Regras. Portanto, não é na inscrição que os organizadores vão manifestar o interesse pelo trajeto.   

Desde que o decreto nº 62.780/2023 foi publicado, no último dia 22 de setembro, a SMSUB mantém uma agenda de conversas com os coletivos dos blocos e iniciou os processos para licitar banheiros, gradil e tapumes. Cabe justamente à Secretaria das Subprefeituras preparar a infraestrutura e limpeza da festa de rua, que tem público estimado em 15 milhões de pessoas e centenas de desfiles. 

Mais informações estão disponíveis na publicação desta quinta no Diário Oficial.

As datas para o Carnaval de rua são: 

Pré –Carnaval:     03 e 04 e fevereiro 

Carnaval:             10, 11, 12 e 13 de fevereiro 

Pós –Carnaval:    17 e 18 de fevereiro