03/06/2023 às 12h31min - Atualizada em 03/06/2023 às 12h31min
Como estão as obras da Estação Penha da Linha Verde do Metrô
Eugenio Cantero
fotos Cantero As obras da futura Estação Penha do Metrô da Linha Verde já começam a aparecer na superfície, desde a profundidade de 30m, abaixo do nível da grande área do terreno, situada junto à estação já existente da linha Vermelha.
Lá no fundo, já se nota o rumo do leito, onde serão assentados os trilhos da linha que seguirá com destino ao centro do bairro, por onde a tuneladora (Tatuzão) escavará a passagem.
Na realidade, está sendo construído um complexo, contendo três estações distintas e interligadas:
1 - Estação Penha do Metrô da nova Linha Verde;
2 - Estação Penha, nova, da Linha Coral da CPTM;
3 - Ampliação da Estação Penha da Linha Vermelha do Metrô, já existente, com um movimento aproximado de 28.000 passageiros/dia, para adição de mais 4 escadas rolantes, 2 escadas fixas, 2 elevadores e passarela de acesso e integração entre as estações, além da modernização e aumento do mesanino atual e da cobertura.
Há ainda a construção de dois edifícios técnicos administrativos do Metrô e da CPTM.
Para possibilitar a implantação da nova Estação Penha da CPTM, está em fase final a construção de um desvio provisório dos trilhos das linhas da CPTM.
As construções são todas gigantescas e há uma previsão de que possam estar concluídas no final de 2026.
Até o momento, foram executadas várias etapas, incluindo-se aí a remoção de muitos milhares de metros cúbicos de terra.
Estão concluídos: novo acesso ao terminal de ônibus; desvio da rua Alvinópolis; desvio e canalização do Córrego Rincão; Paredes de Contenção da àrea 2 Verde; Estação Raiz - edifícios Técnicos do Metrô e CPTM.
Estão em andamento: desvio dos trilhos da CPTM; rede aérea da CPTM; muro de contenção do desvio da CPTM.
DADOS TÉCNICOS
A nova Estação Penha da linha Verde terá uma área de 28.900 m2: uma profundidade de 25m; terá 10 bloqueios (catracas); 7 níveis; 30 escadas rolantes, 16 escadas fixas; 6 elevadores.
A nova Estação Penha da CPTM da linha Coral terá: 8.200 m2; uma profundidade de12 metros; 10 bloqueios; 13 escadas rolantes, 3 escadas fixas; 2 elevadores. (Texto - Eugenio Cantero)
Colaboraram: jornalista Marcelo Thomaz, engenheiro Acácio José Bernardino e Samuel Alves da Silva - Assistente Técnico do Consórcio CGC.